O que é tinta poliuretana?
A tinta Poliuretana, é um revestimento mais conhecido usualmente como tinta PU. É muito utilizada em quadras, estacionamentos internos e externos, concessionárias, laboratórios, clínicas, indústrias tais como farmacêutica, automobilística, faixas de demarcação, entre outros…
Seja por suas vantagens como alta resistência a abrasão e raios UV, bom apelo estético tendo um aspecto final semi liso e muitas outras características.
Vamos mostrar agora um dos produtos mais indicados nessa área.
PuColor Tinta
O PuColor Tinta é um composto bicomponente (resina + agente de cura), um poliuretano alifático (composto orgânico de cadeia curta, cujos átomos não formam um anel benzênico) essa característica diz a respeito sobre ser resistente à água e aos raios ultravioletas.
Portanto, uma das principais características deste material é o não amarelamento quando exposto à luz solar, possibilitando a aplicação em áreas externas.
Ele tem adição de solventes para aplicação como revestimento no sistema de pintura de baixa espessura, então no processo de cura do produto ocorre uma evaporação (% de teor de substâncias não voláteis) que no caso do PU é de 67%, admitindo uma perda de espessura final, exemplo: espessura úmida de 120 micras (0,12mm), depois da cura a espessura seca será de 80 micras (0,08mm).
Aplicação
Para aplicação do PU, é necessário avaliar o substrato e realizar seu preparo, ou seja, abertura de poros por meio de processos mecânicos.
Após essa preparação é feito a imprimação, é necessário averiguar a situação do substrato, pois dependendo da condição do mesmo a premissa de imprimação pode ser diferente, como, grau de porosidade, aspectos físicos, resistência, contaminação, pressão osmótica, entre outros.
Em substratos em perfeitas condições utiliza-se o PoxColor Primer, podendo ser feito com Epóxi, já visto que o PU, tem uma boa aderência com produtos à base de Epóxi.
Em substrato com pequenas imperfeições, pode se adicionar o primer, sendo uma carga mineral fina malha 200, podendo ser de no máximo 25%, pois o produto já tem carga em sua composição. O método é feito mediante um rolo de lã (cerdas 5mm), espalhando o produto por toda a superfície, efetuando passagens sucessivas até o total alastramento e perfeito acabamento.
Será importante também que o sentido de rolagem seja padronizado sendo sugerido o mínimo de duas demãos. Para liberação de tráfego pesado recomendasse 48 horas, já para de tráfego leve 24 horas, tendo cura final de 7 dias.
A aplicação final do PU deve ser feita após um intervalo de tempo entre 12 a 24 horas, posterior a imprimação, um detalhe interessante de se destacar sobre a aplicação é que, depois do preparo do material, deve-se deixar o mesmo em repouso por 15 minutos para indução química, essa indução é o tempo que se dá as tintas catalisadas bi ou tri componentes, após a mistura dos mesmos, para que se possa entrar em operação de aplicação.
O tempo de indução é muito importante, pois ele propicia que os reagentes se encontrem e, com isso, seja possível obter o máximo desempenho que se deseja.
Condições do ambiente
É importante se atentar também as condições do ambiente, isso porque temperaturas ambientes abaixo de 20°C irão acarretar na alteração da viscosidade do material diminuindo sua fluidez aplicabilidade, secagem e perda de brilho.
Por esses fatores, o ambiente deve ter temperaturas compreendidas entre 20°C e 35 °C e umidade relativa do ar inferior a 80%. Se você tiver dúvidas sobre alguns destes fatores, entre em contato com o suporte técnico da empresa para poder ser alinhado todas as informações necessárias.
Conclusão
Podemos concluir então, que a tinta poliuretana é extremamente importante e utilizada no mundo atual dos revestimentos. O PuColor Tinta irá propiciar ao seu projeto alta resistência mecânica e química, impermeabilidade, ótimo apelo estético, variedades na opção de cores e resistência ao amarelamento pelos raios solares.
Vale ressaltar que é importante realizar um estudo especializado no local de aplicação, pois como já foi dito, fatores como temperatura e umidade podem influenciar diretamente no produto, o acompanhamento técnico irá garantir a você maior qualidade, segurança e vida útil do seu piso.