Os 3 melhores revestimentos para laticínios
É importante começar destacando que nas indústrias, todos os seus processos ocorrem em diferentes setores que são estruturados e pensados para atender as necessidades de cada tipo de operação, em um laticínio isso não é diferente já que possui diversas áreas como captação do leite, produção, envase, expedição, etc. Para atender todos os requisitos que um piso precisa para suportar e possibilitar todos esses processos, o revestimento necessita de características especificas.
Vamos ver agora quais são essas características…
O que um revestimento precisa para atender as necessidades dos laticínios?
• Ser de fácil limpeza e higienização;
• Resistir aos produtos químicos presentes nas operações fabris quanto a assepsia;
• Possuir resistência química as matérias primas utilizadas (em específico o ácido lático);
• Resistência a ciclos térmicos;
• Não ter pontos críticos de contaminação (juntas e cantos vivos);
• Ser antiderrapante em ambientes específicos.
Os 3 melhores…
Os revestimentos de base uretânica vem conseguindo cada vez mais seu espaço, isso porque além de atender todos os requisitos citados acima de maneira funcional e estética, ele também se destaca pela possibilidade de ser realizado de forma monolítica, ou seja, sem a presença de juntas, o que o torna uma excelente opção para os laticínios. Sendo assim, os três revestimentos mais utilizados e indicados seriam os revestimentos argamassados, sendo eles o Endurit ARG e Endurit RP, e também o autonivelante Endurit AN.
Vale ressaltar que a especificação do revestimento varia de acordo com a necessidade de cada ambiente, e de acordo com cada projeto. Por isso a importância de consultorias especializadas para orientar na escolha do revestimento ideal.